A reconstrução óssea e gengival é uma técnica inovadora e que vem sendo aplicada para recuperar a autoestima e o bem-estar de muitos pacientes, garantindo o restabelecimento de um sorriso bonito e saudável.
Esse tipo de procedimento é indicado para pessoas que tiveram perdas dentárias e que possuem desgaste dos ossos na boca, o que impossibilita a realização de um implante satisfatório.
Com a reconstrução óssea e gengival, é possível garantir a sustentação necessária para um implante dentário bem-sucedido. O procedimento é realizado com enxerto ósseo e gengival. O objetivo é a recuperação estética do sorriso.
No caso do enxerto ósseo, o cirurgião-dentista especializado em periodontia ou implantodontia, avalia a condição do paciente de forma individualizada e pode indicar diferentes tipos de procedimentos, como o enxerto ósseo autógeno, feito com o osso do próprio paciente; o enxerto sintético, obtido em laboratório; ou o enxerto heterógeno, com ossos mineralizados de origem suína ou bovina.
Já o enxerto gengival é realizado quando existem falhas gengivais ao redor dos implantes, que podem ocorrer, por exemplo, quando o paciente apresenta retração da gengiva em decorrência de reabsorção óssea na região do implante. Nestes casos, o procedimento é feito com enxerto tecidual, com materiais naturais ou biossintéticos.
Ambos os procedimentos possuem alta complexidade e devem ser corretamente indicados pelo cirurgião-dentista. Para saber mais sobre as técnicas, agende uma consulta na Odontomax.