Os implantes imediatos são realizados após extrações dentárias e durante o tratamento de implante dentário, a fim de oferecer ao paciente um resultado estético adequado durante o processo de reabilitação oral. Esse tipo de procedimento é realizado com próteses provisórias que, posteriormente, são substituídas pelas próteses definitivas.
O tratamento permite que o paciente saia do consultório já com uma prótese de carga imediata, para que ele não tenha que esperar até o completo processo de osseointegração, que pode demorar meses, para então instalar o novo dente.
Essa técnica, além de moderna, previne perda óssea e tem melhor aceitação por parte dos pacientes. É um procedimento mais rápido, na qual o dente pode ser instalado no mesmo dia ou em até 72 horas após a colocação do parafuso de titânio inserido no osso.
Neste caso, as coroas ou pontes provisórias ficam fixadas no parafuso. A técnica pode ser aplicada para a recuperação de um ou mais dentes e evita que o paciente tenha que usar uma prótese removível durante o tratamento.
A prótese provisória instalada contribui para a autoestima do paciente e ajuda a restabelecer a funcionalidade da mastigação.
Para que seja possível realizar o implante imediato, o paciente precisa ter uma quantidade óssea suficiente. Isso é avaliado pelo cirurgião-dentista. Para saber mais, agende uma consulta na Odontomax.