PERIODONTIA – DOENÇA DA GENGIVA
Periodontia
Odontomax
Periodontia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como placa bacteriana, gengivite, periodontite. A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal. A doença da gengiva não é uma infecção pequena, se não tratada leva à perda da estrutura óssea e dos dentes. A pessoa teria que mudar seu modo de vida, por ter que usar uma prótese, com profundas mudanças estéticas, e acentuada dificuldade para mastigar os alimentos. É errado pensar que o sangramento gengival é uma ocorrência normal, na realidade o sangramento gengival não é normal, é sim, um sinal de doença. Imagine o tecido de sua mão sangrando a todo momento, você a lavaria sempre, e se preocuparia com isto, com a certeza que algo de errado estava ocorrendo. Outros sinais da gengiva inflamada incluem: gengiva inchada, vermelha e brilhante, a gengiva separada do dente, pus entre a gengiva e o dente, mau hálito, etc., podendo causar inclusive a perda dos dentes.
Aumento de Coroa Clínica Estética
Odontomax
O aumento de coroa clínica estética é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo aumentar a chamada coroa clínica, que é a parte visível do dente. Para isso, o cirurgião-dentista remove tecido gengival e osso que ficam ao redor da estrutura dentária. É uma técnica que costuma ser buscada pelos pacientes para a correção do sorriso gengival e de outros problemas bucais. O procedimento é feito com anestesia local. O cirurgião-dentista realiza uma incisão, um recorte gengival e faz a remoção do osso que está presente em excesso. Em seguida, vem a fase da sutura. Além de melhorar o contorno e o alinhamento gengival estético, a cirurgia também permite a restauração dos dentes e raízes e o tratamento de fraturas dentárias e cavidades com cáries. Para saber mais sobre o procedimento, agende uma consulta na Odontomax.
Gengivectomia
Odontomax
A gengivectomia é uma cirurgia que corrige o excesso de gengiva na estrutura bucal, garantindo mais harmonia para o sorriso. O procedimento ajuda a melhorar a proporção entre os dentes e a gengiva e, por isso, é indicado para pessoas que apresentam o chamado sorriso gengival, quando as gengivas ficam mais evidentes do que os dentes. A técnica é simples e realizada com anestesia local em um ou mais dentes, tendo uma duração média de 30 a 60 minutos. O cirurgião-dentista remove uma pequena parte do tecido da gengiva, em geral de um a dois milímetros. O tratamento também é indicado para pacientes que tiveram doença periodontal. O resultado estético é bastante favorável. Antes do procedimento, o dentista realiza a higienização e a raspagem dos dentes. Para saber mais sobre o tratamento, agende uma consulta na Odontomax.
Recobrimentos Radiculares
Odontomax
Os recobrimentos radiculares são técnicas cirúrgicas periodontais destinadas a tratar a recessão gengival que leva à exposição da raiz do dente. O recobrimento radicular é feito com um enxerto de gengiva. Além de melhorar a estética e a funcionalidade bucal, a técnica também alivia a sensação de sensibilidade dentária, evita cáries e impede que o processo de retração da gengiva continue acontecendo. O enxerto gengival é feito para cobrir a raiz do dente e para melhorar a harmonia do sorriso. É uma técnica que corrige a exposição radicular e que, ao mesmo tempo, devolve ao paciente sua autoestima e segurança para sorrir. O tratamento pode ser realizado em apenas um dente ou em um grupo de dentes, de acordo com a avaliação do cirurgião-dentista. Para saber mais sobre o procedimento, agende uma consulta na Odontomax.
Enxertos Gengivais
Odontomax
Os enxertos gengivais são feitos com material tecidual e indicados aos pacientes que apresentam retração gengival, exposição da raiz do dente e perda de volume gengival. Esses problemas podem ocorrer em pacientes que tiveram doenças periodontais, infecções e outros danos à gengiva. O enxerto de gengiva deve ser feito por um cirurgião-dentista especializado em periodontia. Existem, basicamente, três técnicas cirúrgicas para esse tipo de tratamento. São elas: o enxerto de tecido conjuntivo, o enxerto pediculado e o enxerto de gengiva livre. O procedimento pode ser realizado tanto com tecido humano quanto com materiais biossintéticos. O tratamento interrompe o processo de retração gengival e também evita a perda óssea. Além disso, melhora a harmonia e a estética do sorriso, aumentando a segurança e a autoestima do paciente. O objetivo dessas técnicas é corrigir as falhas estéticas e funcionais do sorriso. Em pacientes com problemas estéticos severos, é possível associar o enxerto gengival ao enxerto ósseo. Para saber mais sobre o assunto, agende uma consulta na Odontomax.
Reconstrução Óssea e Gengival
Odontomax
A reconstrução óssea e gengival é uma técnica inovadora e que vem sendo aplicada para recuperar a autoestima e o bem-estar de muitos pacientes, garantindo o restabelecimento de um sorriso bonito e saudável.
Esse tipo de procedimento é indicado para pessoas que tiveram perdas dentárias e que possuem desgaste dos ossos na boca, o que impossibilita a realização de um implante satisfatório.
Com a reconstrução óssea e gengival, é possível garantir a sustentação necessária para um implante dentário bem-sucedido. O procedimento é realizado com enxerto ósseo e gengival. O objetivo é a recuperação estética do sorriso.
No caso do enxerto ósseo, o cirurgião-dentista especializado em periodontia ou implantodontia, avalia a condição do paciente de forma individualizada e pode indicar diferentes tipos de procedimentos, como o enxerto ósseo autógeno, feito com o osso do próprio paciente; o enxerto sintético, obtido em laboratório; ou o enxerto heterógeno, com ossos mineralizados de origem suína ou bovina.
Já o enxerto gengival é realizado quando existem falhas gengivais ao redor dos implantes, que podem ocorrer, por exemplo, quando o paciente apresenta retração da gengiva em decorrência de reabsorção óssea na região do implante. Nestes casos, o procedimento é feito com enxerto tecidual, com materiais naturais ou biossintéticos.
Ambos os procedimentos possuem alta complexidade e devem ser corretamente indicados pelo cirurgião-dentista. Para saber mais sobre as técnicas, agende uma consulta na Odontomax.


